hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga
Nitai Gaura Hari Bol

Srimad Bhagavatam
(de Krishna Dwaipayana Vyasa - Srila Vyasadeva)

pela Divina Graça
de
Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya

(Original Sem "correções")

 

Segundo Canto

A Manifestação Cósmica

-.-

Capítulo Cinco
A Causa de Todas Causas

Verso 1

närada uväca
deva-deva namas te 'stu
bhüta-bhävana pürvaja
tad vijänéhi yaj jïänam
ätma-tattva-nidarçanam

Sri Narada Muni perguntou a Brahmaji: Ó líder entre os semideuses, ó primeiro ser nascido, eu imploro para oferecer minhas respeitosas reverências a você. Por favor me fale aquele conhecimento transcendental o qual especificamente direciona alguém para a verdade da alma individual e da Superalma.

Iluminação de Srila Prabhupada:

A perfeição do sistema parampara, ou o caminho da sucessão discipular, é confirmado mais ainda. No capítulo prévio foi estabelecido que Brahmaji, o primeiro ser vivo criado, recebeu conhecimento diretamente do Supremo Senhor, e o mesmo conhecimento foi transmitido para Narada, o próximo discípulo. Narada pediu para receber o conhecimento, e Brahmaji o transmitiu ao ser questionado. Por isso, pedir por conhecimento transcendental da pessoa certa e recebê-lo apropriadamente é o regulamento da sucessão discipular. Esse processo é recomendado no Bhagavad-gita (4.2). O estudante inquisitivo deve se aproximar de um mestre espiritual qualificado para receber conhecimento transcendental por rendição, perguntas com submissão e serviço. Conhecimento recebido por perguntas submissas e serviço é mais efetivo do que conhecimento recebido em troca por dinheiro. Um mestre espiritual na linha de sucessão discipular de Brahma e Narada não tem nenhuma demanda por dólares e centavos. Um estudante fidedigno tem que satisfazê-lo por serviço sincero para obter conhecimento da relação e natureza da alma individual e a Superalma.

Verso 2

yad rüpaà yad adhiñöhänaà
yataù såñöam idaà prabho
yat saàsthaà yat paraà yac ca
tat tattvaà vada tattvataù

Meu querido pai, por favor descreva de fato os sintomas deste mundo manifestado. Qual é sua base? Como é criado? Como é conservado? E sob o controle de quem tudo isso é feito?

Iluminação de Srila Prabhupada:

As perguntas de Narada Muni com base em causa e efeito de fato parecem bem sensatas. Os ateístas, entretanto, apresentam muitas teorias feitas por si próprios sem nenhum toque de causa e efeito. O mundo manifestado, bem como a alma espiritual, ainda são inexplicados pelos ateístas sem Deus por meio do conhecimento experimental, embora tenham apresentado muitas teorias manufaturadas por seus cérebros férteis. Contrário a tais teorias da criação por especulação mental, entretanto, Narada Muni queria saber todos os fatos da criação na verdade, e não por teorias.

Conhecimento transcendental a respeito da alma e da Superalma inclui conhecimento do mundo fenomenal e a base de sua criação. No mundo fenomenal três coisas são observadas de fato por qualquer pessoa inteligente: os seres vivos, o mundo manifestado, e o controle último sobre eles. A pessoa inteligente pode ver que nem o ser vivo nem o mundo fenomenal são criações do acaso. A simetria da criação e suas ações e reações reguladoras sugerem o plano de um cérebro inteligente por trás dela, e por indagação genuína pode-se encontrar a causa última com a ajuda daquele que as conhece de fato.

Verso 3

sarvaà hy etad bhavän veda
bhüta-bhavya-bhavat-prabhuù
karämalaka-vad viçvaà
vijïänävasitaà tava

Meu querido pai, tudo isso é sabido por você cientificamente porque qualquer coisa que foi criada no passado, qualquer coisa que será criada no futuro, ou qualquer coisa criada no presente, e também tudo dentro do universo, está na sua mão, justamente igual uma noz.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Brahma é o criador direto do universo manifestado e tudo dentro do universo. Ele por isso sabe o que aconteceu no passado, o que acontecerá no futuro, e o que acontece no presente. Três itens principais, a saber, o ser vivo, o mundo fenomenal e o controlador, estão sempre em ação contínua - passado, presente e futuro - e o gerente direto deve saber tudo sobre essas ações e reações, do mesmo modo que alguém sabe sobre uma noz dentro do aperto da sua palma. O manufaturador direto de uma coisa particular deve saber como aprendeu a arte de manufaturar, onde obteve os ingredientes, como os configurou e como os produtos no processo de manufatura são transformados. Porque Brahma é o primeiro ser vivo nascido, naturalmente ele deve saber tudo sobre as funções criativas.

Verso 4

yad-vijïäno yad-ädhäro
yat-paras tvaà yad-ätmakaù
ekaù såjasi bhütäni
bhütair evätma-mäyayä

Meu querido pai, qual é a fonte do seu conhecimento? Sob a proteção de quem você permanece? E sob quem você trabalha? Qual é a sua verdadeira posição? Você cria sozinho todos os seres com elementos materiais por sua energia pessoal?

Iluminação de Srila Prabhupada:

Era sabido por Sri Narada Muni que o Senhor Brahma obteve energia criativa por se submeter a severas austeridades. Dessa forma, ele podia entender que havia alguém mais superior a Brahmaji quem investiu Brahma com o poder da criação. Por isso ele fez todas as perguntas acima. Descobertas de conquistas científicas progressivas dessa forma não são independentes. O cientista tem que obter o conhecimento de alguma coisa que já existe por meio do cérebro maravilhoso feito por alguém mais. Um cientista pode trabalhar com a ajuda de um cérebro desse presenteado, porém não é possível para o cientista criar seu próprio ou similar cérebro. Por isso ninguém é independente na matéria de qualquer criação, nem essa criação é automática.

Verso 5

ätman bhävayase täni
na paräbhävayan svayam
ätma-çaktim avañöabhya
ürëanäbhir iväklamaù

Do mesmo modo que a aranha muito facilmente cria a rede de sua teia e manifesta seu poder de criação sem ser derrotada por outros, assim você mesmo também, por empregar sua própria energia auto-suficiente, cria sem a ajuda de ninguém mais.

Iluminação de Srila Prabhupada:

O melhor exemplo de auto-suficiência é o Sol. O Sol não precisa ser iluminado por nenhum outro corpo. Em vez disso, é o Sol quem ajuda todos outros agentes iluminadores, porque na presença do Sol nenhum outro agente iluminador fica proeminente. Narada comparou a posição de Brahma com a da aranha auto-suficiente, que cria seu próprio campo de atividades sem a ajuda de mais ninguém por empregar sua própria criação energética de saliva.

Verso 6

nähaà veda paraà hy asmin
näparaà na samaà vibho
näma-rüpa-guëair bhävyaà
sad-asat kiïcid anyataù

Qualquer coisa que podemos entender por nomenclatura, características e aspectos de uma coisa particular - superior, inferior ou igual, eterna ou temporária - não é criada por nenhuma fonte além dessa de Vossa Divindade, o quanto grandiosa seja.

Iluminação de Srila Prabhupada:

O mundo manifestado é cheio de variedades de seres criados em 8.400.000 espécies de vida, alguns deles são superiores e inferiores a outros. Na sociedade humana o ser humano é considerado como o ser vivo superior, e entre os seres humanos existem também diferentes variedades: bom, mau, igual etc.. Porém Narada Muni tomou como certo que nenhum deles tem qualquer fonte de geração além de seu pai, Brahmaji. Por isso ele queria saber tudo sobre eles do Senhor Brahma.

Verso 7

sa bhavän acarad ghoraà
yat tapaù susamähitaù
tena khedayase nas tvaà
parä-çaìkäà ca yacchasi

No entanto, somos levados a questionar-nos sobre a existência de alguém mais poderoso do que você quando pensamos em suas grandes austeridades com disciplina perfeita, embora você mesmo seja tão poderoso na matéria da criação.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Por seguir os passos de Sri Narada Muni, não se deve aceitar cegamente seu mestre espiritual como Deus Ele mesmo. Um mestre espiritual é devidamente respeitado em pé de igualdade com Deus, porém um mestre espiritual que alega ser Deus Ele mesmo deve ser rejeitado imediatamente. Narada Muni aceitou Brahma como o Supremo devido aos maravilhosos atos na criação do Senhor Brahma, porém surgiram dúvidas dentro dele quando ele viu que o Senhor Brahma também adorava uma autoridade superior. O Supremo é supremo, e Ele não tem nenhum superior adorável. O ahangrahopasita, ou aquele que adora si mesmo com a idéia de se tornar Deus Ele mesmo, é errônea, porém o discípulo inteligente pode detectar imediatamente que o Deus Supremo não precisa adorar ninguém, inclusive Ele mesmo, a fim de se tornar Deus. Ahangrahopasana pode ser um dos processos para realização transcendental, porém o ahangrahopasita nunca pode ser Deus Ele mesmo. Ninguém se torna Deus por se submeter a um processo de realização transcendental. Narada Muni pensou em Brahmaji como a Pessoa Suprema, porém quando viu Brahma dedicado no processo de realização transcendental, dúvidas surgiram dentro dele. Por isso ele queria ser informado claramente.

Verso 8

etan me påcchataù sarvaà
sarva-jïa sakaleçvara
vijänéhi yathaivedam
ahaà budhye 'nuçäsitaù

Meu querido pai, você sabe tudo, e você é o controlador de tudo. Por isso tudo que eu perguntei a você possa ser gentilmente instruído para mim para que eu possa ser capaz de entender isso como seu estudante.

Iluminação de Srila Prabhupada:

As perguntas feitas por Narada Muni são muito importantes para todos envolvidos, e dessa forma Narada pediu a Brahmaji para considerá-las adequadas para que todos outros que possam vir à linha de sucessão discipular do Brahma-sampradaya também possam aprendê-las adequadamente sem nenhuma dificuldade.

Verso 9

brahmoväca
samyak käruëikasyedaà
vatsa te vicikitsitam
yad ahaà coditaù saumya
bhagavad-vérya-darçane

O Senhor Brahma disse: Meu querido menino Narada, por ser misericordioso com todos (inclusive comigo) você fez todas essas perguntas porque eu fui inspirado para ver dentro da destreza da Personalidade de Deus Todo-poderosa.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Brahmaji, ao ser assim perguntado por Naradaji, o congratulou, porque é costume para os devotos ficarem muito entusiasmados sempre que são perguntados a respeito da Personalidade de Deus Todo-poderosa. Esse é o sinal de um devoto puro do Senhor. Esses discursos sobre as atividades transcendentais do Senhor purificam a atmosfera na qual essas discussões acontecem, e os devotos assim se tornam animados enquanto respondem essas perguntas. É purificante para ambos os perguntadores e para aquele que responde às perguntas. Os devotos puros não somente ficam satisfeitos por conhecer tudo sobre o Senhor, mas também ávidos para propagar a informação para outros, porque eles querem ver que as glórias do Senhor sejam conhecidas por todos. Por isso o devoto se sente satisfeito quando essa oportunidade é oferecida a ele. Esse é o princípio básico de atividades missionárias.

     

 

 

 

 

     

 

Continua em breve...

 

Índice do Bhagavad-gita

Índice de Livros

Índice do Srimad Bhagavatam

Desde 18/julho/2000

(Última Edição: 28-jul-2025 )

home